configurando o grub…

bom, eu sempre utilizei o lilo, acho mais simples e facil de configurar, pra quem não sabe, lilo e grub são bootloaders do linux, os dois vem em praticamente todas as distribuições, senão em todas!

pelo que eu já vi, o grub é bemmmmmm mais popular, acho que é por ser mais visual que o lilo… mas enfim, instalei o opensuse no Tesla (meu book) e resolvi aprender a usar o grub… e até que é bem simples

ele tem varios “arquivos de configuração”, mas o “main” é o menu.lst

o meu ficou assim… (só a parte que é chata de configurar)(comentado “like C”)

title openSUSE 11.0                      //titulo que vai aparecer no menu
root (hd0,2)                              //partição e hd, hd0 = IDE primaria, 2 = partição 3
kernel /boot/vmlinuz root=/dev/disk/by-id/scsi-SATA_TOSHIBA_MK8046G_383Q$   //localização do kernel
initrd /boot/initrd          //localização do initrd do kernel em questão

title SLACKWARE        //titulo que vai aparecer no menu
root (hd0,0)  //partição e hd, hd0 = IDE primaria, 0 = partição 1

kernel /boot/vmlinuz ro root=/dev/sda1 // localização do kernel, read only, e root

depois de salvar a configuração é só instalar

#grub-install /dev/sda  //instalar o grub na mbr do hd sda

bem simples

ah, não sei pq perdi minha hora no slackware, dae eu usei o comando DATE -S HORARIO, tipo

#date -s 1820

isso vai configurar o sistema com dezoito horas e vinte minutos.

😀

Comente

Required fields are marked *
*
*

