Gnome 2.24 Lançado

Nada inovador como o KDE 4, que mudou de cara completamente e continua uma merda, mas é uma versão nova do Gnome, não é um Mac OS, mas já é um macaco gordo para quebrar um galho. Espero que as traduções tenham melhorado…

Vamos as novidades:

  • Ele vem com um cliente próprio para IM (multiprotocolos), deve ser culpa do Pidgin e seus desenvolvedores bobos! Uma super ferramenta que cronometra tempo de suas atividades, se tu és velocista em tirar screenshots e salvar em algum lugar no computador tu poderá cronometrar este tipo de coisa.
  • Ekiga 3.0 (WTF?)
  • Nautilus melhorado, com abas, visualização de arquivos em lista, ícones, fotos e etc, (Mac/Vista style)
  • Plugins Novos e excitantes! Vou ter que usar Linux só por causa disso!
  • Novo suporte a resolução e controle de monitores Temas para sons, ainda bem não vivo sem ouvir algum tipo de ruído, isto me cheira a Canonical e seus barulhos…
  • Melhorias Tv Digital, bom para nós brasileiros que temos uma TV Digital para cada 20k pessoas (em SP isso) Muito mais beleza!
  • Super papéis de parede novíssimos!
  • Novidades em acessibilidade – eu parei de ler aqui, sempre tem novidades em acessibilidade e nunca é algo inovador (como Minority Report)
  • Leia o resto por si só…

Eu me pergunto, quando o Gnome irá lançar algo GRANDE, cada release é menos significativo que o outro! Tudo até agora só parece correção de bugs, não tem nada que inove (tá tudo bem, KDE 4.0 inovou, é uma porcaria mas inovou) e o Gnome quando vai pensar em fazer algo significativo? Sinceramente eu acho que enquanto as atualizações forem somente isto o Linux não irá crescer como deve. Eu acho o fim da picada por exemplo aquele menu no topo e o aplicativo maximizado com barra de título e em baixo dela outra barra de menu, só nesse espaço se perde no mínimo 30pixels de altura de tela, para quem tem computadores widescreen é um desperdício ainda mais se for um netbook com altura de 600 pixels. Daí tu já coloca aquela barra em baixo das aplicações abertas já consome mais no mínimo 10 pixels que não trarão produtividade alguma. Por este tipo de razão eu acho o Mac OS perfeito, aproveita muito bem o espaço. Não me venham falar de gnome-global menu, é uma grande gambiarra e não funciona perfeitamente.

O Mark Shuttleworth poderia sinceramente por mais dinheiro no projeto Gnome também, se ele quer popularizar o Linux acho que seria bem melhor o investimento no Gnome que no Ubuntu em si. Claro que até ele acha impossível que um dia o Linux seja um Mac OS, devido toda integração de hardware fechado, desenvolvimento do Kernel dedicado para o hardware deles, e vários outros tipos de coisas que só a Apple faz.

Via NotíciasLinuxx.com

Comente

Required fields are marked *
*
*